sexta-feira, 1 de junho de 2012

Assunção Cristas. Dieta mediterrânica importante na promoção produtos portugueses


A ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, defendeu hoje a importância da dieta mediterrânea na prevenção de doenças e na promoção dos produtos portugueses.
"O azeite, o vinho, o peixe, as frutas e os legumes são alimentos muito bons para a nossa saúde e para a saúde do nosso país, que bem precisa de reduzir o défice na balança agroalimentar", disse a governante.
Assunção Cristas falava na cerimónia do encerramento das comemorações de "Mês de Maio -- Mês do Coração", onde se promoveu também a Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, que Portugal apresentou em articulação com o Chipre, Argélia e Croácia.
Caso a candidatura seja aprovada, Portugal, Chipre, Argélia e Croácia juntam-se à Grécia, Espanha, Itália e Marrocos, quatro países que viram inscritas, em novembro de 2010, as suas dietas mediterrânicas na lista do património imaterial da UNESCO.
Para a ministra "terá havido um deslumbramento com as coisas que vieram de fora", mas agora os portugueses estão a "redescobrir" os produtos nacionais.
Afirmando que o processo da candidatura termina no final de 2013, Assunção Cristas disse que "até lá há muito trabalho pela frente".
Por seu lado, o secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, disse estar convencido de que esta candidatura será "um sucesso", mas frisou que os portugueses "têm de reaprender a comer" porque ao longo dos anos "importaram o pior que existia" dos Estados Unidos e "esqueceram-se do bom que há em Portugal".
Na sua intervenção, o governante lembrou que o consumo de azeite e a dieta mediterrânea têm responsabilidades diretas na diminuição das doenças cardiovasculares, na diabetes, no cancro, nas doenças degenerativas neurológicas, como o Parkinson e o Alzheimer, e na mortalidade.
A cerimónia decorreu na residência da embaixadora de Marrocos em Lisboa, Karima Benyaiche.
No final foi servido um almoço mediterrâneo composto por pratos que retratam cada país que integra a Candidatura da Dieta Mediterrânico.

Fonte: Ionline

Sem comentários:

Enviar um comentário