terça-feira, 19 de junho de 2012
Cimeira deve relançar aposta numa economia mais sustentável, diz ministra
A ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), Assunção Cristas, disse hoje que a cimeira Rio+20 deverá servir para relançar o compromisso universal de apostar numa economia mais sustentável e verde.
“É importante que possamos ver um reforço institucional do Programa das Nações Unidas para o Ambiente [PNUA]. Que olhemos para os recursos do mundo que são escassos, mas que hoje podem ser melhor aproveitados, com mais tecnologia”, referiu Assunção Cristas.
A ministra que falava aos jornalistas no Terreiro do Paço, à margem de uma visita a um mega picnic, organizado por uma cadeia de supermercados, sublinhou que Portugal tem trabalhado juntamente com a União Europeia e com a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) no sentido de preparar esta cimeira. “Portugal vai com expectativas realistas, mas com ambição de que podemos ajudar a ir longe nesta matéria”, apontou.
Responsáveis de todo o mundo vão estar no Rio de Janeiro, no Brasil, na conferência das Nações Unidas e tentar, mais uma vez, chegar a um consenso sobre as formas de desenvolvimento sustentável a aplicar a todos os países, à volta do conceito de economia verde, ou seja, uma actividade económica amiga do ambiente.
A Conferência Rio+20 decorre entre 20 e 22 de Junho, com a presença de chefes de Estado e de Governo, mas entretanto começa hoje a Cimeira dos Povos, uma reunião de organizações não-governamentais que procurar “fazer eco” das ideias da sociedade sobre o futuro do planeta.
Portugal está representado por uma delegação liderada pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e que conta com a presença da ministra Assunção Cristas, além de vários especialistas e organizações não-governamentais.
Fonte: Público
Foto: Pedro Cunha
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário