quinta-feira, 12 de julho de 2012

Assunção Cristas anunciou reforço para a instalação de novos agricultores


A ministra da Agricultura anunciou hoje, em Vale de Cambra, que o Governo vai reforçar as ajudas disponíveis para a instalação de novos agricultores, retirando a verba necessária para o efeito a áreas da tutela com menor procura.
À margem do lançamento oficial da nova imagem dos vinhos da Adega Cooperativa de Vale de Cambra, Assunção Cristas afirmou: "Por mês há 200 novos agricultores a instalarem-se [em Portugal] e essa vai ser uma área em que vamos ter que reforçar a verba, porque ela já começa a ser pouca para os pedidos que há".
Recordando que no último ano o seu ministério tem a funcionar em permanência o programa de apoio à instalação desses novos empresários, a governante não adiantou qual o montante do reforço em causa, mas declarou: "Vamos tirar de outro sítio onde não há tanta procura para o pormos a reforçar [o apoio] aos jovens".
Assunção Cristas considerou ser "um ponto muito importante" que os jovens encarem o setor primário como uma área em que "há oportunidade de se fazer vida" e, ainda nesse contexto, realçou o papel das cooperativas e associações congéneres enquanto instituições facilitadoras de afirmação no mercado.
"É importante que os agricultores se juntem, seja em cooperativas ou em associações. É isso que lhes pode dar força e permitir que, juntando a produção e ganhando escala, possam fazer investimentos mais ambiciosos, organizarem-se melhor e terem mais capacidade de estarem com o mercado", argumentou.
Para reforçar essa perspetiva, Assunção Cristas referiu-se à balança comercial do setor: enquanto no primeiro trimestre deste ano as exportações nacionais subiram em média 12,5 por cento, as da área agrícola subiram 13,6.
Analisando os últimos 10 anos, a ministra também considera que o setor deu provas de que "é capaz e tem demonstrado grande dinamismo", porque se as exportações globais "subiram dois por cento em média por ano, na agricultura subiram 12 por cento".

Fonte: Ionline

Sem comentários:

Enviar um comentário