sábado, 7 de julho de 2012

Paulo Portas chegou a Macau


O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, chegou a Macau às 23h30 locais (17h30 em Lisboa), última etapa da visita de uma semana à China, depois de um encontro com empresários em Hong Kong.
Do curto programa na antiga colónia britânica destacou-se o encontro ao final da tarde com empresários das duas Regiões Administrativas Especiais chinesas, que decorreu no Clube Lusitano de Hong Kong, no coração financeiro da cidade.
Entre a comunidade de empresários esteve nomeadamente o diretor executivo da Sociedade de Jogos de Macau e cônsul honorário de Portugal em Hong Kong, Ambrose So, representantes de bancos portugueses com actividade em Macau, bem como a antiga presidente da Assembleia Legislativa de Macau, Susana Chou, ou a representante da Comissão Europeia para Hong Kong e Macau, Maria Castillo Fernandez.
Na chegada a Macau, Paulo Portas foi recebido pela secretária-geral adjunta do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Rita Santos.
A agenda da visita de Portas a Macau arranca oficialmente na manhã de sábado, estando prevista uma visita de cortesia do ministro português ao Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China em Macau, Hu Zhengyue. Segue-se um encontro com a empresária Pansy Ho, filha do magnata Stanley Ho que tem vários interesses em Portugal.
Durante o almoço, no Palacete de Santa Sancha, a residência oficial dos líderes do Governo e antiga residência dos Governadores portugueses de Macau, Paulo Portas estará com o Chefe do Executivo local, Fernando Chui Sai On.
O chefe da diplomacia portuguesa tem de seguida previsto um encontro com Edmund Ho, o primeiro chefe do Governo de Macau após a transferência da administração de Portugal para a China em Dezembro de 1999.
A tarde de sábado será dedicada à economia com o seminário ‘Caminho das Exportações’, organizado pelo jornal Expresso e pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, com a participação de empresários portugueses e locais, antes de um jantar promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa onde serão assinados protocolos de cooperação entre a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo e associações do sector em Macau e da Quinta da Alorna com dois agentes locais.
No domingo, o principal ponto da visita é uma visita à Escola Portuguesa de Macau, onde será promovido um encontro com a comunidade portuguesa radicada no território.

Fonte: Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário