O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, afirmou nesta quinta-feira que os vistos concedidos a portugueses para emigrarem para os Estados Unidos que deixam de ser emitidos em Lisboa e passam a ser emitidos em Paris, são “150 apenas”.
Falando à margem da apresentação de um livro, em Lisboa, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros escusou-se a dar mais esclarecimentos, remetendo para as declarações do secretário de Estado.
Em comunicado emitido na quarta-feira, a representação dos Estados Unidos em Portugal anunciou que, a partir de Março, a embaixada em Lisboa e o consulado geral em Ponta Delgada (Açores) vão deixar de emitir vistos de imigração para portugueses, passando o processo a ser assegurado pela representação norte-americana em Paris (França) - deslocação que terá de ser custeada pelo próprio candidato.
Reconhecendo que o Governo português foi “confrontado” com a alteração, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, afirmou hoje que a única mudança ocorre nos vistos de residência - aos quais, em 2010, “apenas 160 pessoas” recorreram.
“Muito pouca gente emigra legalmente” para os Estados Unidos, até porque, para serem aceites, “têm de ser muito qualificados”, apontou.
José Cesário explicou que “a prioridade” na negociação com os Estados Unidos tem sido a “manutenção de Portugal no Programa Visa Waiver” (antigos vistos de turismo), que regula as estadas curtas e permite a circulação de cidadãos entre Portugal e Estados Unidos sem visto (obrigando apenas à utilização de passaporte electrónico e ao preenchimento de um formulário).
Em 2010, este sistema foi utilizado por “156 mil pessoas”, informou.
Fonte: Público
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