Paulo Portas foi recebido pelo secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, e a questão da eliminação de dois feriados religiosos esteve em cima da mesa. O encontro – que ocorreu a 18 de Fevereiro quando o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) foi a Roma para assistir à cerimónia de elevação do novo cardeal português – _ terá sido uma oportunidade, segundo fontes da Igreja, para Portas falar do processo da abolição dos feriados, cujo pedido já tinha chegado há algum tempo à Santa Sé.
De acordo com a mesma fonte, o Vaticano poderá decidir mais rápido do que tem sido falado, e deverá ter em consideração a situação económica do pais, assim como o facto de terem sido também eliminados dois feriados civis. Aliás, recentemente um artigo publicado no Jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, elogiava o Governo português pela simetria da eliminação e sublinhava as dificuldades vividas em Portugal: «Trata-se de cooperar, Estado e Igreja, para o bem do país numa fase particularmente difícil na vida social».
Fonte do MNE confirmou ao SOL o encontro entre Portas e o seu homólogo no Vaticano, sublinhando que a questão dos feriados está a seguir os seus trâmites normais, estando no bom caminho.
Fonte: SOL ( Catarina Guerreiro/Sofia Rainho)
Sem comentários:
Enviar um comentário