sexta-feira, 29 de junho de 2012

Diogo Feio: “Há esperança de sair desta crise da dívida”


Diogo Feio, Eurodeputado do CDS/PP sobre expectativas em relação à Cimeira Europeia

Correio da Manhã - Os líderes europeus vão conseguir chegar a um consenso para encontrar soluções para atacar a crise da dívida? Que expectativas tem em relação a esta cimeira?
Diogo Feio - Esta é a 19.ª reunião a tratar da crise da dívida e ao fim de 19 reuniões as expectativas têm de ser moderadas. No entanto, acredito que o trabalho agora apresentado pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi e por Jean--Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, dá alguma esperança de sairmos desta crise da dívida.
- Como vê, por exemplo, a possibilidade de ser criada uma união bancária?
- Os bancos passam a ser supervigiados a um nível geral e é dada garantia de depósito nos bancos europeus, o que vai eliminar a famosa corrida às contas bancárias. A união orçamental e política são passos muito importantes.
- E que posição tem face ao sistema de eurobonds?
- Concordo, mas tem que se ter em conta que obrigará a uma grande integração europeia. Não concordo é com aqueles que defendem as eurobonds mas querem manter a soberania dos países. O sistema de eurobonds implica sempre o fim de soberania. Mas o que é importante é termos a consciência que nos encontramos no meio de uma ponte, ou avançamos ou recuamos.
- Concorda que face ao actual momento que a Europa atravessa avançar é uma necessidade?
- Obviamente que temos de avançar, mas é preciso que os líderes europeus estejam ao nível de querer avançar, de dar passos alinhados e firmes.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário