Assunção Cristas pondera fazer de Tavira e São Brás de Alportel "um exemplo pioneiro a nível nacional".
O Ministério da Agricultura considera que os recentes incêndios que devastaram os municípios de Tavira e de São Brás de Alportel representam uma boa oportunidade para valorizar as áreas atingidas - não só com a necessária reflorestação, mas também através do emparcelamento de propriedades e, eventualmente, do recurso à bolsa de terras.
A ideia de que Tavira e São Brás de Alportel podem ser um laboratório das políticas do Governo para gestão e reestruturação rural começou a ganhar forma na semana passada, depois da ministra Assunção Cristas fazer uma discreta visita às áreas ardidas.
O projeto - que ainda não tem prazos nem metas definidas - passa por fazer destes dois municípios algarvios casos-piloto para a atualização do cadastro de propriedade rural e para promover o emparcelamento de terrenos. Além disso, sendo provável que existam parcelas sem proprietário conhecido estas poderão ser disponibilizadas através da bolsa de terras.
"É muito interessante a ideia de podermos ter nestas áreas ardidas um exemplo pioneiro a nível nacional", diz a ministra da Agricultura, Assunção Cristas.
Fonte: Expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário